Imaginamos que nosso conteúdo esteja chegando até você em um momento em que a vontade empreender está batendo na sua porta. Empreender tem sido, de fato, uma atividade muito buscada por diversas pessoas por razões variadas. Contudo, o empreendedorismo apresenta diariamente novos desafios na mesma medida em que parece vir com tendências promissoras para os próximos anos.
Pensando no que poderemos ter como tendências para o ano que vem, sobretudo após todo esse cenário atípico que vivemos em 2020, que produzimos este conteúdo. Com mudanças cada vez mais aceleradas e obstáculos diversos ao longo da jornada, o empreendedor deve estar sempre buscando acompanhar o ritmo dos mercados existentes e as potencialidades de novos.
Com tantas tendências surgindo diariamente, para você que está planejando o seu 2021 e está, de alguma forma, otimista para entregar valor e inovação na jornada empreendedora, continue lendo e confira essas super tendências para empreender em 2021.
Quais as principais tendências de empreendedorismo para 2021?
- Empreendedorismo digital
É uma realidade que o comércio on-line tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Para além de vendas em redes sociais, apps menores ou de grandes marcas ou e-commerces falamos aqui no sentido abrangente do potencial de utilização do ambiente digital para os negócios. Com a ascensão de novas tecnologias específicas, o empreendedorismo digital faz crescer startup como as “techs focadas em preencher lacunas deixadas por soluções “convencionais”.
Além disso, vale a pena ficar de olho no mercado dos infoprodutos que também não para de se diversificar, com direito à eBooks de diversos temas, cursos on-line, e outras soluções que conseguem ter uma escalabilidade grande quando espalhadas na rede. Seu caráter promissor enquanto tendência vem do baixo custo de produção e também divulgação.
- Mercado “healthy” esustentável
Há uma importante tendência no país de revisar os hábitos de consumo em vários aspectos da vida, mas sempre com enfoque na preocupação com o impacto ambiental e social das escolhas do cotidiano. Quando o assunto é a adoção de um lifestyle mais natural, seja no grupo dos vegetarianos, veganos ou em quem busca alternativas para consumo cruelty free, o Laboratório de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP) comprova a aposta evidenciando que o mercado dos cosméticos naturais já cresce de 8 e 25% ao ano no mundo todo.
Mais reforço vem do segmento de alimentação saudável, embasados por levantamentos como o divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), apontando que oito em cada dez brasileiros afirmam se esforçarem para ter uma alimentação mais saudável. Além disso, 71% dos entrevistados na pesquisa destacaram a preferência por produtos mais saudáveis, e que pagariam um valor mais elevado para esse tipo de consumo.
Com o setor de produtos saudáveis movimentando cerca de R$ 92,5 bilhões no país, e uma expectativa de crescimento de 3% ao ano até 2022 já está mais do que claro que essa tendência deve ser observada de perto pelos empreendedores.
- Produtos artesanais
Essa tendência vem da busca dos consumidores cada vez maior pela sensação de pessoalidade trazida por soluções personalizadas e de nicho. Cervejas e cafés artesanais, com crescimentos significativos nos últimos anos nos apresentam também ao conceito de “círculo de consumo local”.
A proposta destaca o apoio aos pequenos comerciantes e os empreendedores mais próximos à comunidade com uma mentalidade de incentivo motivado pela conveniência da proximidade e atendimento. Assim, podemos ter claramente o mercado artesanal como tendência de mercado para empreender nos próximos anos, principalmente pela exclusividade.
- Apps e tecnologias inovadoras
Não poderia faltar nesta lista de tendências de mercado para 2021 o que todos os empreendedores já estão cansados de saber: invistam em apps e não deixem de ficar atentos às tecnologias disruptivas. Com todas as facilidades e possibilidades promovidas pelos aplicativos, a adoção de um app nos negócios acabou se tornando uma tarefa cada vez mais comum em diversos segmentos.
Quando pensamos em disrupção logo nos vem à mente Nubank, Airbnb, Netflix, Uber, dentre outros, justamente por quebrarem uma cadeia e oferecerem soluções fora da caixa tradicional. Contudo, é possível pensar nessa tendência sem ir tão longe nessas gigantes, basta apenas observar o conceito a partir da inovação dentro da forma como seu mercado funciona hoje.
De Internet das Coisas, Inteligência Artificial chatbots à busca por voz aplicada aos mecanismos de busca, a disrupção e o uso de apps já vêm mostrando o potencial há bastante tempo. Não deixe de conferir mais a respeito e inove!
- Franquias e microfranquias
Considerada uma das apostas mais segura para empreendedores de diversos perfis e também dos mais novos aos experientes, as franquias ganham um lugar especial na lista de tendências de mercado para empreender em 2021 e esse lugar é recorrente. Graças aos padrões estabelecidos previamente no modelo, o franqueado consegue investir com confiabilidade e muito mais garantias.
Dados coletados nos últimos anos pela Associação Brasileira de Franchising mostram que o mercado de franquias está em ascensão e sempre em perspectiva de aumento. Assim, firma-se praticamente como um dos pilares da nossa economia injetando lucro e ânimo no empreendedorismo nacional.
Um dos principais destaques que justificam isso é o fato da franquia ser, sem dúvidas, uma excelente opção para abrir um negócio utilizando uma marca já conhecida e validada no mercado. Como todos os mercado, existem riscos mas nesses casos há uma grande redução nas possibilidades e margem de erros. O importante suporte da marca franqueadora, utilizar um nome consolidado, contar já com um público já firmado e potencial bem mapeado reiteram a importância de ficar de olho nessa tendência.